Galeria
O QUE É MONITORAMENTO DE FAUNA SILVESTRE?
O monitoramento de fauna silvestre é um trabalho que consiste na identificação, quantificação, registro e análise de informações sobre a presença, distribuição, ecologia e dinâmica da fauna ao longo do tempo. Por meio deste monitoramento, é possível garantir a conservação da fauna silvestre e identificar quais medidas de gestão são necessárias em áreas de preservação e unidades de conservação de modo a garantir a biodiversidade e as condições ambientais desejáveis.
COMO FUNCIONA?
O monitoramento de fauna silvestre é realizado através de metodologias efetivas e bem estabelecidas, as quais variam conforme os probleminhas, interesses e objetivos específicos da pesquisa. O monitoramento é realizado por meio da observação direta de espécies de fauna selvagem ou por meio de dispositivos eletrônicos que captam ou rastreiam as movimentações das espécies.
Conforme as metodologias e a natureza das amostras, é possível caracterizar variáveis como densidade, distribuição, taxa de natalidade, mortalidade e a presença de espécies invasoras em determinadas áreas.
VANTAGENS DO MONITORAMENTO DE FAUNA SILVESTRE
- Proporciona informações abrangentes e precisas utilizadas para a elaboração de leis de proteção da fauna.
- Identifica as necessidades de conservação para proteção e preservação da fauna.
- Redução das incertezas sobre o meio ambiente.
- Ajuda a prever e prevenir possíveis ameaças às espécies.
- Proporciona o desenvolvimento de estratégias de controle eficaz.
Os resultados obtidos com o monitoramento de fauna silvestre são fundamentais para a gestão e preservação de áreas protegidas e é consistente com a missão da GETS Ambiental, especializada em serviços ambientais. Se você deseja monitorar a fauna de sua região, não deixe de contar com a experiência, especialização e confiabilidade da GETS Ambiental para obter os melhores resultados. Entre em contato e solicite uma cotação!